São Camilo

Nasceu no ano de 1550 na Itália. Filho de pai militar, também queria seguir essa carreira, mas não pode devido a um tumor em um dos pés. Recorreu ao hospital de São Tiago em Roma, onde viveu sua compaixão pelos outros doentes.

Porém, ele deu um ‘sim’ ao pecado, entregando-se ao vício do jogo, onde perdeu tudo e ficou na miséria total. Saiu do hospital devido o seu temperamento. Foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos e ali quis trabalhar na obra de Deus.

Com 25 anos começou o seu processo de conversão. No hospital em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo e também o carisma dos ‘Camilianos’. Camilo também viveu uma bela amizade com São Felipe Néri.

Entrou para os estudos, foi ordenado sacerdote, e vendo a realidade dos peregrinos de Roma, que não tinham uma assistência médica digna, foi brotando nele o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino. E muitos se juntaram a ele nessa obra. De forma a viver todo o resto da sua vida ao cuidado dos doentes e, também por inspiração divina, fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos, Camilianos.

São Camilo é o padroeiro dos doentes, dos hospitais e de todos os que cuidam dos doentes (profissionais, agentes de caridade e familiares).

São Camilo partiu para o céu em 1614.

São Camilo de Léllis, rogai por nós!

O dia de homenagem a São Camilo é o dia 14 de Julho.

Os enfermos são as pupilas do coração de Jesus, e o que fizermos por eles faremos ao próprio Deus.

São Camilo de Lellis

Oração a São Camilo

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem.

Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus.

Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor.

Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus.

Vossa proteção conforte os doentes e seus familiares, e os encoraje na vivência do amor.

Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos.

Amém.

Novena a São Camilo