Paróquia São Camilo de Lellis

No dia 18 de Novembro de 1979, a Paróquia São Camilo, no Distrito Federal, iniciava suas atividades sob a orientação do Pe. Giorgio Davanzo. Ela foi desmembrada das paróquias Dom Bosco, dos padres Salesianos e da Paróquia Santa Cruz dos padres Estigmatinos. Sua localização se encontra entre as quadras 303/304 da Asa Sul no Plano Piloto.

O início das atividades religiosas, ou seja, as missas dominicais, deu-se embaixo dos blocos das referidas quadras 303/304 sul. Alí Pe. Giorgio e Pe. Novarino Brusco, ao celebrarem a Eucaristia, angariavam a simpatia do povo desta região, e com muito esforço e dedicação, construíram a primeira Capela, que mais tarde, com o trabalho de todos, daria lugar ao templo atual.

O Pe. Giorgio Davanzo, junto com os religiosos da comunidade, assumiu neste mesmo tempo a coordenação da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Brasília. Pastoral da Saúde e as atividades paroquiais se juntaram no mesmo trabalho dos padres Ministros dos Enfermos. É bom que se diga que desde o início destas atividades paroquiais vieram em nosso socorro muitas pessoas dedicadas e generosas destas duas quadras e demais localidades de Brasília.

O trabalho pastoral foi crescendo sempre mais pelo fato de que o número das famílias também foi crescendo e era preciso atender não só os casais, mas também os seus filhos e netos. Para este atendimento pastoral surgiram os vários grupos de jovens, adolescentes e a pastoral da catequese, de primeira comunhão e de crisma.

Nossos padres

JOSÉ MARIA DOS SANTOSPÁROCO
Pe. José Maria dos Santos, Nascido em Fortaleza, no Ceará no dia 19 de março de 1958.

Ingressou no Seminário Camiliano de Vila Pompéia, São Paulo, como aspirante à Vida Religiosa e Sacerdotal em 1981.

· Em 1983, professa os votos Simples na presença do então Provincial Pe. Dionisyo Costenaro;

· Em Janeiro de 1986 professa os votos Perpétuos na presença do então Provincial Pe. Júlio Serafim Munaro;

· Em maio de 1988 foi ordenado Diácono;

· No dia 11 de dezembro de 1988 recebe a Ordenação Sacerdotal pelas mãos de D. José Thurli, Auxiliar de São Paulo, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Vila Pompéia, São Paulo;

Celebra suas principais missas:

– No dia 18 de dezembro na Matriz de São Miguel Paulista- São Paulo e

– No dia 28 de dezembro na Matriz de Santo Antônio em Barbalha Ceará

· Em outubro de 1992 é transferido para a Comunidade de Brasília DF.

· Em Junho de 1998 o Provincial Pe. Velocino Zortea nomeia-o Superior da Comunidade Religiosa de Brasília e Pároco da Paróquia São Camilo no Distrito Federal;

· Em 14 de julho de 1998, Festa de São Camilo, toma posse como Superior da Casa Religiosa e é empossado pelo Sr. Cardeal de Brasília como Pároco da Paróquia São Camilo.

· Em outubro de 2001 assume a paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Vila Pompéia- São Paulo.

· Em 2004 assume como provincial da província camiliana brasileira.

· Em 2007 é reeleito Provincial da Província Camiliana Brasileira no momento em que participava do Capítulo Geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos.

· Em 2010 novamente assume, como Pároco, a Paróquia São Camilo de Lellis, na Arquidiocese de Brasília/ DF.

· Em 2016 assume a Paróquia São Francisco de Paula, em Monte Santo – MG.

· Em 2017 assume novamente como Pároco a Paróquia São Camilo de Lellis.

Conheça mais
CARLOS TOSELIVigário
Pe Carlos Toseli nasceu em 21 de novembro de 1960, no Rio de Janeiro. Formado em Biologia, Filosofia e Teologia. Ordenado Sacerdote na Ordem dos Ministros do Enfermos, Camilianos, no dia 08 de dezembro de 1991. Já desenvolveu várias funções camilianas em várias regiões do país, inclusive no Chile, na Bolívia e na Itália. Atualmente é vigário paroquial e capelão do Hospital de Base de Brasília, além de atender em outros hospitais do Distrito Federal e auxiliar a Pastoral Carcerária da Arquidiocese
Conheça Mais
MANOEL ROBERTOVIGÁRIO
Pe Roberto Pinho nasceu em 06 de junho de 1978, na cidade de Alagoinhas, Bahia. Entrou na Ordem dos Ministros dos Enfermos, Camiliano, no dia 14 de Janeiro de 1997, na cidade de Monte Santo – MG. Em 2000 foi para São Paulo, iniciando sua formação Filosófica e Teológica. Estudou também Enfermagem, Pastoral da Saúde e Bioética. Em 2008 ingressou definitivamente na Família Camiliana, realizando sua Profissão Perpétua. Em 12 de julho foi ordenado sacerdote. Atualmente, é vigário paroquial, superior da comunidade religiosa camiliana em Brasília e coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde em Brasília e capelão auxiliar do Hospital de Base.
Conheça Mais

Nossos Párocos

Todo dinamismo da paróquia São Camilo de Brasília deve-se à dedicação dos padres camilianos junto com o povo de Deus dessa comunidade. Lembramos aqueles que exerceram as funções de párocos e vigários paroquiais:

Pe. Giorgio Davanzo – o primeiro pároco. Devemos a ele a organização de todo trabalho paroquial, seja econômico ou espiritual. Ele imprimiu o caráter camiliano neste povo de Deus. A ele se juntaram vários religiosos camilianos de competência extraordinária. São eles:

Pe. Novarino Brusco – incansável anjo da caridade nos hospitais e onde houvesse um doente.

Pe. Arcídio Favretto – mesmo passando pouco tempo na paróquia, ele foi o idealizador de toda a pastoral da saúde e deixou como herança uma plêiade de agentes na pastoral da saúde bem formados, não só para a nossa paróquia, mas para toda a arquidiocese de Brasília.

Pe. Ângelo Pigatto – era conhecido pela sua dedicação nos hospitais e pelos seus belos sermões.

Outros sacerdotes camilianos que deixaram suas marcas de bons servos de Deus aqui nesta cidade e nesta paróquia foram: Pe. Clemente Pascoal, Pe. Firmino Pascoal, Pe. Ademar Rolver, Pe. Carlos Toseli, Pe. Edson, Pe. Evangelista, Pe. Mauri Welter, Pe. Luiz Gemeli, Pe. Ângelo Pascoal, Pe. Clair Koziki e Pe. Rosivaldo.

Sucede o Pe. Giorgio Davanzo como pároco da São Camilo o Pe. José Maria dos Santos.  Três anos após, o Pe. Giorgio Davanzo sucede o Pe. José Maria, voltando à função de pároco.

Em 2005, sucede o Pe. Giorgio na cadeira paroquial de São Camilo de Brasília o Pe. Francisco de Lélis Maciel.

Em 2010, o Pe. José Maria volta a ser o pároco, sucedendo o Pe. Francisco de Lélis Maciel .

Em 2015, o Pe. Adailton sucede o Pe. José Maria.

Em 2017, o Pe. José Maria retorna a nossa Paróquia como pároco.

Hoje a comunidade camiliana é composta dos seguintes religiosos:

Pe Jose Maria, Pe. Manoel Roberto e Pe. Carlos.

.

Acompanhe a nossa Paróquia

A Paróquia São Camilo de Lellis está nas redes sociais. Acesse os links baixo e fique conectado a nossa Paróquia.